Existem, atualmente, cerca de 110 milhões de usuários de internet no Brasil. As oportunidades de negócios em sua grande maioria envolvem a web e suas possibilidades. Mesmo um negócio físico hoje demanda uma forte presença digital. Restaurantes por exemplo, captam novos clientes pelos sites e até mesmo por aplicativos. Outro bom exemplo são os motoristas de táxi, que já dependem de aplicativos para smartphones.

Aprofundando um pouco no tema, você vai perceber que a grande maioria das campanhas de marketing, PRECISARÃO minimamente passar pela internet. Essas empresas necessitam de profissionais bem qualificados e atentos às tendências e habilidades necessárias para o mercado de Marketing Digital.

Profissional de Marketing Digital: carreiras e habilidades

Quer saber que profissões são essas? Listamos algumas das principais carreiras do mercado de Marketing Digital, descubra qual delas tem o seu perfil:

Profissional de Marketing Digital: carreiras e habilidades

» Profissional de Business Intelligence (BI) «

O objetivo deste profissional é prover informações estratégicas para a tomada de decisões. Este profissional tem a função de desenvolver relatórios avançados, análises e cruzar informações de diferentes fontes. Possibilitando a identificação de deficiências, redução de custos, acompanhamento, ajustes de estratégias de Marketing Digital e apontar melhorias estratégicas do negócio como um todo.

Essa é uma carreira no mercado de marketing digital que tem sido muito buscada e, segundo pesquisa realizada pela Formstack, até 2018 teremos um déficit de 1,5 milhão de profissionais na área.

★ Habilidades importantes ★: perfil analítico, conhecimento intermediário/avançado em Excel, conhecimento de Banco de Dados, Lógica de programação e Matemática e/ou Estatística.

» Profissional de Mobile Marketing «

O número de linhas telefônicas móveis no Brasil já ultrapassa os 280 milhões, com previsões de forte crescimento para os próximos anos. Devido à facilidade de comunicação online proporcionada por nossos amados smartphones e pela popularização da banda larga, 75% das empresas pretendem investir mais em mobile marketing nos próximos anos, segundo informações da agência Webmarketing 123.

Site não-mobile então, já começa atrás da concorrência. A procura por analistas de Mobile Marketing tem crescido nos últimos meses, fazendo dessa carreira uma das mais atrativas para jovens profissionais no mercado de marketing digital. Os profissionais ideais para a área são os que têm maior afinidade com os dispositivos mobile e estão se especializando em estratégias direcionadas para esse canal.

★ Habilidades importantes ★: perfil analítico, conhecimentos e atualização constante sobre Tecnologia Mobile, Habilidades de Lógica, noções de Marketing Digital, Conhecimentos de UX e Conhecimentos específicos de particularidades de Android, iOS e Windows Phone.

» Profissional de Search Engine Marketing «

A dobradinha SEO + Links Patrocinados têm se tornado mais importante à cada dia. O SEM (Search Engine Marketing) conta com práticas recomendadas de SEO para os sites/e-commerces adotarem para que se tornem mais facilmente encontrados, e consequentemente bem classificados pelos robôs dos sites de busca. Além da experiência e conhecimento das técnicas de Adwords do Google, os resultados de busca pagos.

Esta pode ser considerada uma das estratégias “mais baratas” para seu Mix de Marketing Digital. Onde demanda “apenas” o profissional especializado em SEO e paga-se por resultado (CPC – Custo-por-clique) nos Links Patrocinados (Google Adwords).

★ Habilidades importantes ★: conhecimento intermediário de HTML, atualização constante de novidades sobre alterações de algoritmo dos sites de busca (principalmente Google), conhecimento básico de Marketing Digital, capacidade analítica e desenvolvimento de relatórios de melhoria.

» Profissional de Marketing de Conteúdo «

O marketing de conteúdo tem ganhado notoriedade entre as carreiras no mercado de marketing digital, empregando jornalistas, publicitários, relações públicas e outros profissionais que se identificam com a produção de conteúdo especializado.

Atentas à importância de um conteúdo exclusivo e original, as empresas investem cada vez mais na contratação desses profissionais, gerando valor para seu público por meio de materiais ricos e de qualidade. Também de acordo com a agência Webmarketing 123, investimentos nesse setor deverão crescer mais de 63% nos próximos meses.

★ Habilidades importantes ★: redação avançada, conhecimentos de Inbound Marketing, conhecimentos de Nutrição de Leads e Automação de Marketing, Comunicação, conhecimentos de SEO e Mídias Sociais.

» Profissional de Mídias Sociais «

O número de mídias sociais permanece em constante crescimento, fazendo com que profissionais da área sejam sempre procurados. Os analistas de mídias sociais, também chamados apenas de Social Media, atuam no desenvolvimento estratégico das empresas, realizando interações e cultivando interações e bons relacionamentos com seu público.

Normalmente demanda profissionais com alto poder de relacionamento interpessoal, mas que também tenham conhecimentos sobre métricas, marketing de conteúdo, monitoramento e comportamento do consumidor. É, sem dúvida, uma das carreiras mais cobiçadas no mercado de Marketing Digital.

O analista de mídias sociais pode conseguir ainda melhores oportunidades se desenvolver todas as competências ligadas à área, alavancando sua carreira. De acordo com o Social Media Marketing Industry Report de 2014, 92% das empresas pretendem investir mais recursos nas redes sociais para fortalecimento de marca e engajamento de clientes.

★ Habilidades importantes ★: comunicação avançada, conhecimento avançado de redes sociais, gestão de crises e atendimento ao consumidor, análise de métricas, conhecimentos em SEO e Marketing de Conteúdo.

Existem ainda outras carreiras mais específicas para o mundo digital que envolvem principalmente E-commerce, Web Analytics e User Experience.

Fonte. www.profissionaldeecommerce.com.br

Veja Também:

Como contratar minha equipe de e-commerce

Como contratar minha equipe de e-commerce

Cada segmento de mercado exige dos profissionais que nele atuam algumas características peculiares que estão além de suas experiências acadêmicas…Continue Lendo Aqui

Você acabou de ler: Profissional de Marketing Digital: carreiras e habilidades