O que é SEM? Praticamente todas as pessoas que usam internet utilizam ferramentas de busca como o Google, quando quer encontrar alguma informação. Basta escrever a palavra (ou palavras) que se procura, clicar em pesquisar e pronto: você recebe uma lista com vários links relacionados com as palavras que pesquisou.

Agora imagine alguém procurando por uma oficina
mecânica. Bom, se ele está procurando, significa que está interessado
no assunto, ou melhor, que o termo é relevante para ele naquele
momento. E se ele quisesse gastar, não seria ótimo para o dono
de uma oficina que ela aparecesse logo nos primeiros resultados?
Ou aparecesse com visibilidade maior que os outros links? Para
ajudar no posicionamento dos links nas ferramentas de busca surgiu
o SEM: Search Engine Marketing.

O que é SEM

O Search Engine Marketing (traduzido por alguns
como MOB: Marketing de Otimização em Buscadores) são as estratégias
de Marketing via Ferramenta de Busca. Ele é baseado na palavra-chave.
Quando se busca uma oficina mecânica como no exemplo, a pessoa
procura por “oficina mecânica” e recebe a lista de links relacionados.
Ele pode procurar também por “reparo de veículos”, “conserto de
peças” ou “manutenção auto”. A lista pode ser infinita, por isto
a importância da palavra-chave no search engine marketing.

( O que é SEM ) Estratégias de search engine marketing

Vamos ver agora as estratégias de SEM. Elas podem
ser divididas em duas partes principais:
busca
paga (links patrocinados)
busca
natural

( O que é SEM ) Links patrocinados

A busca paga é mais conhecida como link patrocinado.
O programa de links patrocinados do Google é o AdWords, e compreende o Google. Já o Yahoo! utiliza a Overture.

A cobrança funciona em um modelo diferente do tradicional.
A publicidade dos sites é feita com banners e os valores cobrados
são medidos por visualizações. Este sistema é conhecido como PPV
(Pay Per View) é medido em CPM (Custo por Mil visualizações).
Já nos links patrocinados, a cobrança é por clique, no sistema
PPC (Pay Per Click). Não importa quantas pessoas você impacta,
apenas os cliques serão cobrados.

Você precisa também definir o Custo por Clique.
Ele funciona como um leilão, aonde quem pagar mais pelo click,
aparecerá primeiro que os outros. Quando o valor que você comprou
para campanha acabar, você pode contratar mais ou alterar a estratégia.

( O que é SEM ) Busca natural

A busca natural, também conhecida como busca orgânica,
é a que mostra os links conforme a relevância com a palavra-chave.
Ela mostra os links por ordem de importância. É aqui que entram
as técnicas de Search Engine Optimization. Sites de busca como o Google
usam spiders (robos de busca) que varem (lêem) os sites da web.
Alguns sites não são legíveis para estes spiders. Para resolver
este problema, o Search Engine Optimization tem ações que envolvem:
copywriting, usabilidade, melhores práticas e outras com o intuito
de tornar o site legível e por conseqüência, melhor posicionado.
Veja algumas dicas simples de Search Engine Optimization.

As vantagens do Search Engine Marketing sobre a
publicidade tradicional são várias:

Relevância.
A pessoa vê a publicidade quando está procurando o assunto;
Preço
baixo. Na busca natural, não é cobrado nada para parecer em primeiro;
Paga
apenas pelo click. Nos links patrocinados, se a pessoa não está
interessada no seu site, ela não clica e você não gasta;
Visibilidade:
As ferramentas de busca estão entre os site mais famosos de internet,
sendo a página inicial de navegação de muitas pessoas.

( O que é SEM ) Conclusão

O search engine marketing é mais uma alternativa
para você conseguir público selecionado para o seu site. Consiste
em um conjunto de estratégias sendo um trabalho a longo prazo.
Também tenha cuidado pois existem muitos profissionais que não
executam com ética este trabalho, por isso fique atento.

Quem faz o profissional é você.

Fonte. imasters.com.br

Veja Também:

O que é SEO e porque é importante

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. É uma ferramenta usada para aproveitar melhor (optimization) os mecanismos (engine) de procura… Continue Lendo Aqui

Você acabou de ler: O que é SEM: Search Engine Marketing