A competitividade no mundo digital cresce a cada dia, o desafio para inovar e manter-se à vista do seu público parece cada vez maior. Ao mesmo tempo, as alternativas e formas de trabalhar a comunicação se multiplicam. Qual seria o caminho para garantir efetividade sem onerar excessivamente os custos? Quais opções compensam?

Vamos partir do início. Alguém vai precisar cuidar da comunicação do e-commerce, então como gerir o marketing do meu e-commerce? Então precisamos fazer sua loja aparecer do jeito certo e, melhor, para o público certo! Quem? Uma agência especializada ou um departamento interno? Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Como gerir o marketing do meu e-commerce?

Como gerir o marketing do meu e-commerce

Equipe interna – Como gerir o marketing do meu e-commerce –

A equipe interna tem suas vantagens. Com um departamento de marketing em sua empresa, você tem um controle maior sobre a equipe e pode participar das etapas de execução de cada trabalho. Além disso, os colaboradores vivenciam o dia-a-dia da empresa, o que permite um conhecimento amplo sobre os serviços prestados e posicionamento de mercado.

As desvantagens desse modelo passam pelo alto custo de como gerir o marketing do meu e-commerce, impostos e desafios de gerir uma área que normalmente não é especialidade do empresário. Mas a principal dificuldade em se ter uma equipe de comunicação em sua empresa é que raramente encontramos no mercado um único profissional capaz de desempenhar todas as funções envolvidas em um posicionamento completo de marca na web. Algumas delas são:

  • Estratégia;
  • Design;
  • Criação e pesquisa de conteúdo;
  • Redator;
  • E-mail Marketing;
  • Gestão de Links patrocinados e outras estratégias semelhantes, como comparadores de preço, remarketing e displays.

Para colher resultados, cada tarefa depende, diretamente, da excelência profissional de quem a executa. Ou seja, como um único profissional dificilmente será capacitado para atuar em todas essas frentes, a solução seria contratar mais de um – o que poderia inflar o quadro de colaboradores – ou terceirizar parte do trabalho, optando por uma gestão mista entre equipe interna e agência especializada.

Agência especializada: – Como gerir o marketing do meu e-commerce –

Já uma agência especializada também tem suas vantagens. Ela usa da objetividade e dispõe de uma visão extrema, sem vícios nem ideias pré-concebidas em relação à sua empresa. A agência tem uma capacidade de comparação com a realidade de outras empresas, uma ampla visão de mercado e experiência em implementação de soluções práticas.

Procurar um especialista é sempre mais barato. A agência conta com uma gama de profissionais especializados em todas as áreas do marketing. É como contratar um departamento de marketing inteiro de uma só vez em vez de recrutar colaboradores de diversas áreas de atuação, com a diferença de contar com o trabalho de um grupo de especialistas.

Por outro lado, a desvantagem em contratar uma agência especializada é a possibilidade de haver ruídos na comunicação entre empresa e agência, ou alguma dificuldade de entendimento sobre a real atuação da empresa. Mas reuniões, disposição de ambas as partes e um planejamento inicial bem estruturado ajudam a sanar a questão.

Apesar de alguns desafios no relacionamento entre agência e empresa, os dados apontam para uma maior satisfação por parte dos empresários que buscam agências especializadas – 80% das empresas que atuam no mercado com uma equipe própria de Marketing não se contentam com os resultados. Por outro lado, 70% das empresas que optam por investir na contratação de uma agência especializada estão satisfeitas.

A escolha é sua – Como gerir o marketing do meu e-commerce –

Qualquer um dos modelos pode trazer resultados positivos. Para ajudar na tomada de decisão, tenha em mente o tamanho da sua empresa, o budget disponível para os investimentos em comunicação e, principalmente, sua situação atual e onde pretende chegar.

Fonte. www.ecommercebrasil.com.br / Galleger Ilhe

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