Os passos para uma logística eficiente são um grande desafio para as lojas que vendem por E-Commerce, independente de serem pequenas ou grandes. Não entregar um pedido, enviar um produto errado ou fora do prazo é praticamente perder o cliente.

A operação de comércio virtual deve funcionar de forma compacta e eficiente, da estocagem à entrega, na data exata e horário rigoroso, utilizando embalagens adequadas, e sem dúvida, prestar muita atenção aos detalhes.

Imagine se o presente que você comprou para sua mãe (para o dia das mães) chegasse apenas na semana que vem. Você aceitaria? Como faria a reclamação? Como seria o procedimento de troca/devolução?

passos para uma logística eficiente

Se você acredita que esse tipo de coisa só acontece com lojas inexperientes e/ou recém-abertas, está enganado. Grandes marcas totalmente estabilizadas em suas lojas físicas por todo o Brasil, passam por profundas transformações e adaptações para o mercado eletrônico.

7 passos para uma logística eficiente no E-Commerce

Na internet, os consumidores não perdoam. Qualquer falha, como um e-mail não respondido de forma imediata, é motivo para insatisfação, e consequentemente correrem para o concorrente num só clique, ou reclamarem nas redes sociais. Já é sabido por todos que para disseminar uma crítica falando mal da sua empresa é questão de minutos.

Vamos expor um pequeno planejamento para que as empresas evitem esse tipo de problema:

( Passos para uma logística eficiente ) 1 – Organizar a empresa antes de começar a vender pela internet

É altamente indicado o uso de uma plataforma de gestão empresarial (ERP), para que todas as informações se mantenham alinhadas.

( Passos para uma logística eficiente ) 2 – Trabalhar com o estoque do fornecedor

O Cross Docking é um sistema de redistribuição de mercadorias sem que haja a necessidade de estocagem e é altamente eficaz.

( Passos para uma logística eficiente ) 3 – Usar a embalagem correta

Cada tipo de produto merece uma proteção adequada, e para isso, vários testes em condições extremas podem ser feitos para verificar a qualidade da embalagem.

( Passos para uma logística eficiente ) 4 – Prazo

A honestidade com o cliente é o “x” da questão: não prometa prazos que não pode cumprir. Se a sua capacidade é entregar em 3 dias úteis, não prometa a entrega pra amanhã. Credibilidade é quase tudo no comércio eletrônico.

( Passos para uma logística eficiente ) 5 – Rastreamento

Fornecer ao cliente a possibilidade de rastrear o produto faz o cliente sentir confiança na empresa e possivelmente voltar a comprar.

( Passos para uma logística eficiente ) 6 – Escolha criteriosa da empresa responsável pela entrega

A comparação e contratação de fretes, são fundamentais na escolha dos melhores preços e os menores prazos para o destino escolhido. Não deixe de pesquisar e fazer várias cotações, afinal essa etapa é decisiva para uma boa compra.

( Passos para uma logística eficiente ) 7 – O e-commerce é campeão no número de trocas

Um forte investimento em logística reversa é fundamental para o funcionamento do ciclo e da satisfação do cliente. Buscar a mercadoria na casa do cliente, não deixar que ele tenha trabalho algum, e explicar detalhadamente no site como funciona o procedimento de trocas/devoluções é questão de respeito ao cliente e não pode ser deixado de lado.

Fonte. www.axado.com.br

Veja Também:

Amazon surpreende em logística mais uma vez!

A Amazon, já reconhecida como referência mundial em logística no e-commerce, traz um novo conceito para o mercado virtual: a… Continue Lendo Aqui

Você acabou de ler: Passos para uma logística eficiente